Order:
  1.  14
    Regulação, Concorrência e Forças Ideológicas – o Conflito Entre a China e Os Estados Unidos da América.Fernando Navarro Vince, Jonathan Barros Vita & Jamile Nazaré Duarte Moreno Jarude - 2021 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (1):206.
    Este artigo aborda as questões de regulação de mercados com foco em dois países: China e Estados Unidos da América, ambos influentes na condução de cenários políticos, econômicos, tecnológicos e sociais. O objetivo da pesquisa é demonstrar, por meio da revisão dos dois maiores sistemas econômicos – capitalismo e socialismo – como os aplicativos chineses WeChat e TikTok suscitaram conflitos em prol da regulação de mercados que utilizam inovações tecnológicas. A pesquisa adotou o método dedutivo e bibliográfico, por meio de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  13
    O Sistema Financeiro Aberto (Open Banking) Sob a Perspectiva da Regulação Bancária e da Lei Geral de Proteção de Dados.Lucelaine dos Santos Weiss Wandscheer, Jamile Nazaré Duarte Moreno Jarude & Jonathan Barros Vita - 2020 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 6 (1):78.
    As novas modalidades de operações financeiras realizadas por bancos tradicionais versus suas contrapartes no ambiente virtual, as quais utilizam dados bancários e informações pessoais e sensíveis dos usuários naquilo que se chama de open banking é o tema central do trabalho. Assim, partiu-se de uma definição geral desse termo, declinando sua tentativa de regulação para analisar seu acoplamento com LGPD, concluindo-se da necessidade de uma intervenção do órgão regulador (BACEN) balanceando proteção de dados e aumento da concorrência gerado pelo instituto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  1
    O BNDES e o conflito entre transparência e sigilo bancário e empresarial.Jonathan Barros Vita & Nilo Trindade Braga Santana - 2020 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 6 (1):96.
    O artigo tem por objeto o estudo dos limites do sigilo bancário e empresarial na concessão de empréstimos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a partir da contraposição entre o dever de transparência da Administração Pública e os direitos fundamentais à intimidade e livre iniciativa. Através do método dedutivo e revisão bibliográfica, analisou-se as normas constitucionais envolvidas, a evolução da transparência nas operações de empréstimos do referido banco público, além de importante julgado do Supremo Tribunal Federal (STF) (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark